terça-feira, 24 de março de 2020

24.03.2020 Língua Portuguesa. O texto teatral

         Leia o texto, eleia em voz alta.
         TEATRO INFANTIL

MONTEIRO LOBATO
História: Busca Ao Tesouro

1ª CENA

Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocassem naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa, quando Pedrinho sonha numa noite de luar.
Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)
Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar.
Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?
Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.
Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita-se)
Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?
Pedrinho: Acho bom, prá eu ter certeza que não é um sonho.
Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum)
Pedrinho: Ái, doeu sabia.!
Emília: Você não pediu?
Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar.
Emília: E então, está preparado?
Pedrinho: Preparado prá que?
Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.
Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?
Emília: O que você vai procurar.
Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?
Emília: Porque você foi o escolhido.
Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou. 


RESPONDA:

1- Quais são os personagens na 1ª cena?

2- Como lemos o texto teatral?

3- O que chama a atenção na escrita ?

4- Qual é a característica do texto teatral?

    a) versos
    b) cenas
    c) parágrafos
    e) estrofes

Veja as respostas abaixo e veja se acertou!

Divirta-se vendo o texto em vídeo com as personagens, feitos por alunos.

https://www.youtube.com/watch?v=EEYLwGBox1o




















RESPOSTAS
1- Vó Benta, Pedrinho e Emília (a boneca falante).
2- Tentamos mudar a voz para cada personagem, fazendo entonação.
3- A estrutura usa bastante diálogo, inicia cada parágrafo com o nome do personagem.
4- O texto teatral é dividido em cenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

04.05.20 - ATIVIDADE ED. FÍSICA